domingo, 6 de maio de 2012

Ato: Uma conversa com um Sábio....


 "Depressivo, não acreditava em mais nada. Saía para passear e a observar com olhos vazios o caminho, sentia uma completa indiferença quanto a tudo que via. Nada lhe enchia os olhos...E no entanto continuava. Sentia-se solitário - é verdade - mas muitas vezes preferia que fosse assim. Tinha se acostumado a ouvir o som só de seus passos, a ver só os próprios pés quando andava, o que mais poderia lhe atrair atenção? Para ele todos os dias eram dias chuvosos, todos os dias eram tempestades onde no céu as nuvens estrondosas carregadas de gélidos e pacientes pingos d'agua a despejar-se-iam sobre sua cabeça, molhando seu corpo e causando um mal estar intenso e incomodo por conta do frio que ocasionaria ( e ocasionaria mesmo ).

No caminho, encontrou com um rapaz singular que chamou sua atenção pelo semblante diferente, suas expressões sérias e centradas mantinham olhos - diferente dos meus - penetrantes, é o tipo de pessoa que dificilmente não se nota. Este parou para falar comigo e me recordei então de quem se tratava, era um rapaz bastante inteligente por quem muitos tinham apreço. Ele me abordou dizendo que minhas feições estavam palidas e que eu deveria cuidar de minha saude. Assenti. E ele prosseguiu, dizendo ainda que sempre me via sozinho, e que eu deveria - vez ou outra - optar por uma companhia, um amigo. Indignado, me dirigi a ele perguntando o que ele poderia saber sobre a amizade, pois eu desconhecia a mesma, nunca tivera amigos, nunca tivera interesse em te-los e, apesar da minha agressividade momentanea e descabida, ele continuou calmo e tratou de convencer-me que conhecia sim sobre o assunto...A conversa que tivemos a seguir foi assim:

- Diz-me tu que a amizade existe...Como podes dize-lo? Não vê hoje o mundo como anda? Como criar amizades aqui?

- Saiba que amizade não se cria, se encontra.
  E nela tu sente confiança sem afronta.


- Encontrar, encontrar de que jeito? Como poderia eu saber?

- Ouça a voz de dentro, atente ao que ressalta
  De todas as vozes, intuição é a mais alta.


- Místico! É bonito na teoria, mas e na pratica, será que funciona? Devemos mesmo confiar no que intuimos?

- Mantenha a sensatez no comando da ação
  Valorize o sentimento, mas confie na razão.


- Agora compreendi melhor, é um misto..então? Tu falas bonito, como bem dizem, mas não será facil, pois meu acreditar está em jogo...

- A crença é o que torna tudo verdadeiro
  Convencer é perigoso, duvidar que é certeiro.


- Ora, estou eu então certo em não crer?...Não, entendi! É duvidar que está certo, mas tenho de crer...
Todavia, gentil rapaz...ter só duvidas não me deixaria confuso?


- Busque a resposta! Mais questione para ir adiante
  A pergunta é e sempre foi bem mais importante.


- Fantástico! Me pergunto ( veja ) de onde tiraste tanto conhecimento, és sem duvida iluminado e o que dizem sobre você é verdade...Mas compreenda minha posição: Posto que existe uma balança mediadora, preocupo-me demais em saber se devo dedicar-me ou não, como saber? Convença-me!

- E se valer a pena sem que o contra valha mais
  Então não te atormenta e te concentra no que faz.


- Não poderia discordar. Na verdade me faltam palavras para continuar questionando-o, Seus dizeres são tomados de muito sentido, o que faço agora?

- Saiba que a fala tem momento pra não se arrepender
  Mas escute, saber ouvir é quase responder.


- Assim o penso agora, estimado garoto. Não posso deixar de sorrir - um pouco, apenas -  ao ouvir-te.

- Bom humor para sorrir com as circunstancias
  Atento aos limites, atento à extravagancias
  Seja consciente com a palavra dita
  Responsabilidade é o que mantém a vida


- Necessáriamente. Tudo o que dizes estou a guardar em minha mente e memória, Muito disso, ainda que usado aqui para justificar a amizade, creio ser possivel levar pra toda uma vida...

E olhou para o céu, a tempestade parecia se dissipar aos poucos agora. Então ele continuou:

- Gostaria que mais pessoas ouvissem estes nossos dizeres...

- A sensibilidade é a compreensão alheia
  Quebra o previsível e o amor desbloqueia...


- Entendo. Creio que me comportei como um perfeito idiota agindo como agia e muito mais ao questiona-lo sobre algo tão mais sublime, pois é previsivel refutarmos o que nos faz bem por receio de que em algum momento dê errado...Sempre esperamos que dê....Eu....( nesse momento eu tive de parar e suspirar, como se uma daquelas lampadas simbolicas ascendesse sob minha cabeça... ) e é so com esta sensibilidade que desbloqueamos o amor...
Por favor, responde uma ultima pergunta minha....Me acompanharia em meu caminhar? Digo....Quer tu ser o amigo que me falta. Mostrar-me-ia o quão bela ela é?

Ele não respondeu... não com palavras. Pelo contrário, o gesto de seu sorriso brando e de seu olhar - agora - terno mostrou-me que aquilo era sua aceitação. Colocaram-se um ao lado do outro a andar abaixo de um céu que agora passava a banha-lo com intensos raios de Sol...."

( Obrigado pelo teu sorriso brando e o teu olhar terno, meu amigo....Pois aquilo sem duvidas...mudou minha vida! )

Um comentário:

  1. Quero te contar uma história...

    Era uma vez uma vida
    Que era perfeitamente capaz
    De dizer em alto e bom som
    Que sozinha ela se satisfaz!
    Que andava só por andar
    Que falava só por falar
    Vivia só pra dizer
    Que tinha prazer de viver!

    Mas...

    Essa história muda quando algo foi lhe dado
    Um livro envelhecido,que ganhou significado!
    Personagens parecidos, uma lição ensinada...:

    -Jamais subestime o que a vida alheia pode lhe causar, por mais pequena que seja a flor, algum inseto precisa dela pra se alimentar.

    Descobri nesse jogo revoltoso que é viver, que o Aurin já foi me dado... e o pedido nem pensei muito pra fazer...



    ...foi realizado, alguém que sentisse o peso, que abraçasse meu semblante velho e cansado, me mostrasse a luz dos dias que perdi a muito tempo, me cobrisse de sonhos e ensinasse a mim, a viver melhor!



    "[... - Mais as histórias são muitas disse o garoto, voltando a ser pouco a pouco o que era, jamais poderei terminar todas, e assim jamais conseguirei retornar para casa... ninguém poderá terminar todas elas pra mim!











    - ... Eu posso! Disse Atreiu




    ...Eu nunca te esquecerei. Disse Bastian!!


    Kaio Tarasinschi... Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Supondo que você tenha lido o texto inteiro e que tenha sido do seu agrado, comente. Caso tenha lhe desagradado, comente também. Só NÃO comente...se for escrever coisas não condizentes com a proposta do blog. Agradeço desde já a paciência.